Arritmia Cardíaca: Entenda Tudo Sobre
Arritmia cardíaca é alteração elétrica na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco. O coração pode bater muito lento (bradicardia), muito rápido (taquicardia) ou irregular. Em algumas situações a arritmia não é grave, mas em outras situações pode ser séria causando doenças no coração e potencial risco de morte súbita. É importante consultar um cardiologista para fazer uma avaliação do quadro.
Tipos
A arritmia é um grupo de doenças que afeta o ritmo cardíaco. São inúmeras doenças que atingem o coração, conheça as principais:
- Fibrilação atrial/ palpitação
- Taquicardia
- Bradicardia
- Síncope: desmaio
- Extra sístoles
- Doença do nódulo sinusal
- Fibrilação ventricular
- Obstrução do coração
- Bloqueio atrioventricular
Causas
As arritmias são causadas quando ocorre alteração nos sinais elétricos que controlam o coração. O coração tem a função de bombear sangue para o corpo, quando isso não acontece de maneira regular e eficaz pode danificar o cérebro, pulmões e outros órgãos. De fato, as arritmias são causadas por problemas com o sistema elétrico de condução do coração.
Várias situações podem causar um quadro da doença. Confira:
- Ataque cardíaco (infarto)
- Pressão Alta
- Doença coronariana
- Anemia
- Hipotireoidismo
- Hipertireoidismo
- Doença reumática do coração
- Baixos níveis de oxigênio no sangue
- Tireoide
- Doenças congênitas do coração
- Doença de chagas
- Exercício físico vigoroso
- Doença de válvula cardíaca
- Alguns medicamentos
- Cardiomiopatia
- Diabetes
Essas são algumas das possíveis causas da doença. Há fatores que contribuem para o surgimento de arritmia, como, grande quantidade de ingestão de álcool e cafeína, abuso de drogas (cocaína e anfetaminas), uso de nicotina (cigarro), estresse, envelhecimento, alguns suprimentos alimentares entre outros.
Sintomas
Muitas vezes a doença é silenciosa e não manifesta nenhum sintoma. Mas quando os sintomas estão presentes são eles os mais comuns: palpitações, ritmo cardíaco lento, ritmo cardíaco rápido e ritmo irregular. Os sintomas mais sérios incluem:
- Falta de ar
- Dor no peito
- Fraqueza e cansaço
- Desmaios
- Suor frio
- Palidez
- Tontura
- Mal-estar
- Ansiedade
- Transpiração
Diagnóstico de arritmia cardíaca
Para diagnosticar a doença o médico cardiologista com especialização em arritmologia irá analisar o histórico do paciente para identificar causas de uma possível arritmia cardíaca. Dependendo do caso o especialista solicitara exames de diagnóstico, os mais comuns são:
- Eletrocardiograma
- Holter
- Estudo eletrofisiológico
- Ecocardiograma
- Monitoramento de arritmias esporádicas
Caso haja necessidade o médico poderá solicitar mais exames para obter um diagnóstico assertivo e o tratamento correto.
Tratamento
O tratamento de arritmia depende de cada caso, sintomas e situação. A doença pode ser tratada com remédios, cirurgia e procedimentos médicos recomendados pelo especialista. O cardiologista indicará a melhor opção para cada paciente. Em casos de arritmia grave o tratamento pode ser com:
Dr. Cantídio Martins
Cardiologista com Residência Médica pelo Instituto do Coração-InCor(HC-FMUSP)
Clínica Artère
A Clínica Artère, conta com médicos cardiologistas especialistas em arritmia cardíaca. Profissionais aptos e com expertise para diagnosticar e tratar doenças do coração. Agende sua consulta!