Cardiologia Adulto
A cardiologia é a especialidade médica que cuida do coração e de sua relação com o sistema circulatório. Trata-se de uma especialidade clínica vinculada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que apresentam elevados índices de ocorrência e de morte em todo o mundo.
O sistema cardiovascular ou cardiocirculatório desempenha importante função de levar oxigênio e nutrientes aos tecidos de maneira adequada, contando com complexa autorregulação. A ação da cardiologia visa perpetuar o seu bom funcionamento, com diagnóstico precoce de enfermidades que possam colapsar ou sobrecarregar o sistema e ainda oferecer os melhores tratamentos.
A prevenção cardiovascular está diretamente relacionada com o controle dos fatores de risco para o seu mau funcionamento, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes, insuficiência renal, tabagismo, aumento de colesterol e triglicérides, sedentarismo, estresse e má qualidade de vida, má qualidade na alimentação, entre outros. Ou seja, idealmente a ação da cardiologia deve se iniciar antes da evidência de colapso, a fim de evitar que doenças como o infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico ocorram e causem danos irreversíveis.
O diagnóstico precoce de qualquer dano ao sistema cardiovascular é imperativo e a cardiologia dispõe de numeroso acervo de métodos diagnósticos para avaliar estas possíveis falhas. Estas ocorrem usualmente relacionadas a sintomas, como: dor no peito, palpitações ou sensação de arritmia, falta de ar, inchaço nas pernas, cansaço, entre outros. Alguns casos podem ocorrer falhas mesmo na ausência destes sintomas e por isto a avaliação médica pode ser crucial.
As doenças cardiovasculares se apresentam entre as principais causas de morte no Brasil. Por isto, é de fundamental importância uma abordagem médica e multiprofissional séria, precoce e que contemple as individualidades.
Dr. André Chammas
Cardiologista e Ecocardiografista com Residência Médica pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia- IDPC
Clínica Artère
As doenças cardiovasculares se apresentam entre as principais causas de morte no Brasil. Por isto, é de fundamental importância uma abordagem médica e multiprofissional séria, precoce e que contemple as individualidades.