Ecocardiograma Fetal

Ecocardiograma Fetal

A formação do coração começa no primeiro mês de gestação e termina por volta do terceiro mês, podendo ser avaliado pelo Ecocardiograma Fetal a partir do quarto mês de gestação.

O Ecocardiograma Fetal é o exame que faz o diagnóstico das doenças do coração do bebê ainda na gestação. Ele é um exame de ultrassom que não traz riscos nem ao feto e nem à gestante. Nele o cardiologista avalia todo o coração fetal, diagnosticando as cardiopatias congênitas, que é uma das doenças mais frequentes e com o maior risco de levar o bebê a óbito. Ele pode ser realizado a partir da 18ª semana de gestação até o nascimento, mas as melhores imagens são obtidas entre 24 e 28 semanas.

Para as gestantes de alto risco, o ecocardiograma fetal já faz parte dos exames pré-natal. No entanto, a maioria dos recém-nascidos com Cardiopatia Congenita sem diagnóstico (quase 90%) nascem de gestantes de baixo risco, o que torna esse exame muito importante para todas as gestantes.

Gestantes com alto risco:

  • Idade materna maior que 35 anos;
  • História familiar de cardiopatia congênita;
  • Diabetes ou lúpus materno;
  • Infecções virais durante a gestação;
  • Gestação múltipla;
  • Alteração nos exames obstétricos
  • Alteração genética ou outra malformação fetal.

A cardiopatia congênita pode ter cura, principalmente se for diagnosticada o mais breve possível, e uma criança pode viver normalmente se tratada adequadamente!

Dr. Renata Chammas

Cardiologista Pediátrica , Ecocardiografia Infantil e Fetal com Residência Médica  pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia- IDPC

Clínica Artère

A formação do coração começa no primeiro mês de gestação e termina por volta do terceiro mês, podendo ser avaliado pelo Ecocardiograma Fetal a partir do quarto mês de gestação