Estudo Eletrofisiológico
O que é?
O estudo eletrofisiológico assim como o Holter é um método que complementa o exame de eletrocardiograma que algumas vezes por si só não é capaz de detectar as causas da arritmia. O estudo eletrofisiológico é um exame de avaliação invasiva, que serve para detectar e estudar os defeitos do sistema elétrico do coração. O procedimento também serve para esclarecer as causas de síncopes (desmaios) e avaliar o risco de morte súbita.
Como é realizado o exame?
O estudo é realizado com o paciente em jejum com anestesia local e sedação leve. São introduzidos cateteres (dois a três) eletrodos pelas veias femorais na região da virilha e/ ou pescoço direcionadas até o coração e posicionada nas câmaras cardíacas de interesses, sendo assim, é possível estudar a arritmia e descobrir seu ponto de origem. Normalmente o paciente recebe alta em 24 horas.
Quando devo realizar o estudo?
Quando devo realizar o estudo?
O cardiologista, eletrofisiologista ou arritmologistas são especialistas aptos para recomendar e realizar o exame nos casos que houver necessidade. Geralmente a realização do procedimento é necessário quando a arritmia não é totalmente detectada com outros exames, o estudo serve para uma melhor avaliação da doença. Também é indicado para verificar o risco de morte súbita e quando o paciente apresenta os seguintes sintomas:
- Palpitações (taquicardia)
- Tonturas/ desmaios (síncope)
A importância de procurar um cardiologista
Cuidar da saúde é essencial e para fazer isso é preciso realizar consultas de rotinas com médicos especialistas. Algumas doenças cardíacas não apresentam sinais ou sintomas, daí a importância de realizar visitas ao cardiologista para a realização de um Check-up com o objetivo de prevenir futuras doenças ou tratar o agravamento da mesma.
Dr. Cantídio Martins
Cardiologista com Residência Médica pelo Instituto do Coração-InCor(HC-FMUSP)
Clínica Artère
A clínica é especialista em arritmias. Nossos profissionais são aptos e possuem expertise na realização de estudo eletrofisiológico e se necessária ablação cardíaca. Conte com médicos qualificados para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares. Se você sente palpitações, alteração no ritmo cardíaco, tonturas frequentes, agende agora mesmo sua consulta!