
Extra-sístole
A extra-sístole é um tipo de arritmia cardíaca. A definição de sístole é o movimento de contração do coração. Quando a contração está descompassada, é chamada de extra-sístole as conhecidas palpitações. A doença pode ser sentida de algumas maneiras. Sendo:
- Falha do batimento em que o ritmo cardíaco diminui;
- Aumento de ritmo cardíaco;
- Ritmo cardíaco irregular;
- Pode também ser uma junção entre ritmo acelerado, lento e irregular.
Causa
A doença pode ser causada por vários fatores, os mais comuns são hipertireoidismo, falta de potássio, uso de determinados medicamentos, desequilíbrio hormonal, problemas de estomago, ingestão de álcool, droga e cafeína em excesso, ou por doenças cardiovasculares como: disfunção ventricular, dilatação do coração, cicatrizes miocárdicas, alterações isquêmicas, entre outras.
Sintomas
O paciente pode apresentar os seguintes sintomas:
- Palpitação
- Sensação de soco no peito
- Sensação de parada do batimento cardíaco
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Nó na garganta
- Fadiga
- Vertigem ou tontura
- Náusea
- Desmaio (síncope)
Diagnóstico
Para diagnosticar o problema o cardiologista, solicitará exames de diagnóstico, para identificar qual o tipo da doença e como ela deve ser tratada. Os exames necessários para confirmar a doença são:
- Eletrocardiograma
- Holter
- Exames de sangue
Tratamento
O tratamento da doença deve ser recomendado pelo especialista. Depois de avaliar o paciente o cardiologista prescrevera qual a melhor maneira de tratar a extra-sístole. É muito importante procurar uma clínica de cardiologia quando sentir palpitações ou desconfortos cardíacos, pois em casos graves a doença pode resultar em morte súbita.
Dr. Cantídio Martins
Cardiologista com Residência Médica pelo Instituto do Coração-InCor(HC-FMUSP)
Clínica Artère
A Clínica Artère é especialista em doenças cardiovasculares. Médicos Cardiologistas altamente qualificados com expertise em doenças do coração, estão disponíveis para atender, diagnosticar e tratar problemas cardíacos. Se você sente algum desses sintomas descritos acima agende agora mesmo sua consulta! Muitas vezes os problemas cardíacos não apresentam sintomas, daí a importância de consultar um especialista.